O comércio eletrônico, ou E-commerce, é uma estratégia utilizada por aqueles que procuram vender online com sucesso, trata-se de um processo de compra e venda de serviços ou produtos através da internet. O especialista financeiro, Marcio Alaor de Araújo, esclarece que, para deslanchar as vendas no mundo digital, é essencial que o negócio adote as estratégias de comércio eletrônico.
O empresário ressalta que isso se dá pela presença dos principais canais de vendas online, desse modo, é primordial que a empresa invista nos processos de vendas virtuais. Marcio Alaor de Araújo explica que o negócio que atua no formato de E-commerce funciona da seguinte maneira: através da busca do cliente pelo produto ou serviço, ele acessa a loja virtual e, a partir disso, pode selecionar o que deseja adquirir, escolher a melhor forma de pagamento (boleto bancário, cartão de crédito ou débito e pix) e definir o meio de entrega (correios ou transportadora) para receber o produto em sua residência.
Essa facilidade nos processos de venda são claras para os clientes. Contudo, quais as principais vantagens de quem realiza vendas online? Quanto a isso, Marcio Alaor de Araújo comenta que, principalmente para quem está iniciando no mundo do empreendedorismo, o E-commerce traz diversas vantagens.
O primeiro benefício posto pelo especialista financeiro, Marcio Alaor de Araújo, é a vantagem de que qualquer hora é hora para vendas na internet. Isso porque, diferente de um comércio físico, o comércio eletrônico não possui horário para encerrar suas atividades, ou seja, os clientes podem acessar o site de vendas em qualquer período dentro das 24h do dia, o que possibilita um alcance maior de clientes que acessam a internet em distintos horários.
A internet também possibilita que o vendedor analise o perfil de comportamento dos clientes e daqueles que acessaram seu site de vendas: o que buscaram, quantos foram, quais sites acessaram com a mesma pesquisa. Marcio Alaor de Araújo esclarece que essas ferramentas gratuitas auxiliam no processo de criação de estratégias para otimizar as vendas.
Outro ponto primordial do E-commerce é a possibilidade de realizar vendas com menor custo de investimentos. Uma loja virtual tem valores de investimentos e custos de manutenção e reparos menores do que os de uma loja física. Assim, Marcio Alaor de Araújo reforça que os investimentos online estão atrelados a conquistar um domínio público, estratégias de Marketing Digital e manutenção de site que, quando comparados com os custos de um comércio físico, possuem peso muito menor.
Por fim, Marcio Alaor de Araújo comenta que a maior parte dos consumidores buscam por informações e pesquisa de produtos e preços antes de realizarem a compra. Dessa maneira, as plataformas funcionam como vitrines, selecionando opções variadas de diversos locais, o que facilita na visibilidade do produto fornecido por seu negócio e aumenta as chances de vendas.