Cada vez mais, as mulheres têm adentrado o mercado de trabalho com excelência. Entretanto, algumas áreas ainda carecem dessa presença. Claudia Martinez, empresária e economista brasileira, neste artigo, te mostra alguns fatores da área da economia para você se inspirar e se tornar uma grande economista. Então, para saber mais, continue a leitura deste artigo!
O que é a área da economia?
Antes de mais nada, Claudia Angelica Martinez, nos explica que área da economia é o setor responsável por realizar análises de mercado, identificando possíveis investimentos, oscilações em vendas, mudanças no mercado e todos os fatores que possuem ligação direta no crescimento e funcionamento do financeiro de uma determinada organização, por exemplo.
Onde uma economista pode atuar?
Como você pode perceber, diferentemente do que algumas pessoas podem achar, a área da economia pode ser bastante diversa. Nesse sentido, de acordo com Claudia Martinez, uma mulher formada na área da economia pode atuar em empresas de pequeno e médio porte, analisando o mercado regional, além de auditorias, mercado internacional, mercado financeiro, pesquisa e muitos outros!
Como me formar na área de economia?
Claudia Angelica Martinez nos explica que para poder atuar no ramo da economia, é necessário um curso de ensino superior, mais conhecido como graduação, na área de Ciências Econômicas. Nesse sentido, no Brasil existem diversas universidades públicas e particulares que oferecem o curso. De maneira geral, ele tem duração de 4 anos e é oferecido na habilitação de bacharelado.
Qual é o perfil de uma boa economista?
Além do curso de ensino superior, uma boa economista precisa desenvolver algumas habilidades para se destacar no mercado de trabalho. Dessa forma, de acordo com Claudia Martinez, uma boa economista é aquela que tem facilidade com números, aptidão em matemática, além de dinamismo e capacidade para se adaptar a mudanças mercadológicas.
O machismo na área da economia
Como dito anteriormente, as mulheres têm adentrado o mercado de trabalho mais do que nunca. Entretanto, isso não muda o fato do machismo ainda ser uma grande questão e um grande empecilho para a ascensão dessas mulheres. Logo, é preciso ter em mente que você encontrará situações desagradáveis, mas saiba que a sua chegada é um fator de mudança para a próxima geração de mulheres.
Por esse motivo, apesar dos momentos difíceis, Claudia Angelica Martinez reforça a importância de ter mais mulheres no mercado de trabalho. Pois, além de gerar identificação, também gera inspiração para quem ainda está chegando. Não deixe de estudar e se especializar na área que deseja, a realização final é muito maior do que qualquer percalço que apareça no caminho.
Seja você também, uma mulher de sucesso no mundo da economia. Nós precisamos de você!