Região de Guarapuava reduz área plantada, enquanto Ponta Grossa conquista a primeira posição com aumento de 10%.
Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, é a cidade que mais produz cevada no Brasil.
A cevada colocou o estado como o maior produtor do grão em 2022, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram 360,3 mil toneladas, volume que representa 69% da produção nacional, de quase 522 mil toneladas no último ano.
Antes, a cidade que mais produzia cevada no Paraná era Guarapuava, na região central do estado.
Porém, devido a problemas por conta da qualidade dos grãos na safra em 2023, os produtores tiveram uma redução de cerca de 40% na área plantada e não conseguiam manter a liderança estadual na produção de cevada no estado.
Segundo o agrônomo da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Carlos Hugo Godinho, a frustração da safra do ano passado, motivou a diminuição na área plantada.
Além disso, segundo Carlos Hugo Godinho apesar da boa produtividade na região ao longo dos anos e da experiência dos produtores locais, eles perceberam também que a escolha da cevada para a safra de 2024 não foi a melhor.
“A gente tem espaço para crescer, desde que sejam observadas as condições da cevada que é uma cultura bem exigente”, explica o agrônomo.