Nova Diretoria da AMP toma posse, em Curitiba, e vai intensificar luta em defesa dos municípios

PARANÁ: Ponta Grossa publica novo decreto contra a pandemia

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) anunciou, neste sábado (10), novas medidas de combate à covid-19. O Decreto Municipal nº 18.836 tem validade de...

Investimentos fortalecem pesquisa da Unioeste sobre cultivo da erva-mate

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sobre o cultivo da erva-mate recebeu recursos de emendas parlamentares para custeio de...

MORRE O DEPUTADO RECALCATTI

Faleceu nesta sexta-feira ((09) o deputado Delegado Rubens Recalcati, de infarto fulminante. Recalcatti, ou Delegado Recalcatti, de 70 anos, tomou O post MORRE O DEPUTADO...

NOTA DE FALECIMENTO LUIZ ANTONIO LEPREVOST

Com muita tristeza comunicamos que Luiz Antonio Leprevost, filho do Dr. Ney e dona Stella, marido da dona Jussara, pai O post NOTA DE FALECIMENTO...

Com 633 mil vacinas, Paraná vai intensificar aplicação da segunda dose

O Paraná vai iniciar neste fim de semana, como parte da campanha Vacina Paraná de Domingo a Domingo, um mutirão para aplicar a segunda...

A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) elegeu e empossou nesta terça-feira (dia 9), em Curitiba, sua nova diretoria. Encabeçada pelo prefeito reeleito de Jesuítas, Junior Weiller, a diretoria tem 75 integrantes e assumiu o compromisso de ampliar a luta em defesa do movimento municipalista paranaense.

Weiller e o primeiro vice-presidente eleito, o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar dos Santos, pretendem manter a tradição da AMP de ser uma das organizações municipalistas mais atuantes do Brasil, em diálogo com o Governo do Estado, a Assembléia Legislativa, o Congresso Nacional e todos os demais órgãos da administração pública e do Legislativo, e prometem um trabalho intenso para ajudar os municípios a se desenvolverem e superarem a crise.   

Junior iniciou seu discurso fazendo um agradecimento especial ao ex-presidente da AMP, Darlan Scalco, pelo seu trabalho de fortalecimento da organização e pela construção do consenso na chapa. Agradeceu também ao ex-presidente da AMP e secretário estadual da Administração e Previdência, Marcel Micheletto. “Os dois passaram pela Associação, onde mostraram grande competência, e hoje nos dão o orgulho de serem alicerces do movimento municipalista e de serem importantíssimos na relação com o Governo do Estado”, comentou.

O novo presidente da AMP agradeceu a Edimar Santos pela sua decisão de abrir mão da candidatura em favor da composição e a todos os prefeitos que compreenderam o momento e se uniram. “Agradeço ainda ao secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, que também teve papel fundamental na construção do consenso”, avaliou.

Junior disse que vai dar continuidade ao trabalho competente realizado pelas gestões anteriores. “A AMP está realizando um trabalho fantástico  em defesa dos municípios. Vamos continuar este trabalho de forma séria, honesta e transparente, sempre abertos ao diálogo. Queremos todos os municípios filiados à AMP porque todos têm a contribuir e só se faz uma associação forte com a participação de todos”, disse.

O prefeito de Jesuítas afirmou ainda que pretende visitar todas as regiões do Estado para se aproximar mais dos prefeitos e municípios e vai lutar pelo fortalecimento das associações regionais. “Conto com o apoio do Edimar e de todos os prefeitos da diretoria para que possamos construir municípios cada vez mais fortes”, disse.

AGRADECIMENTO E CONQUISTAS

Darlan Scalco explicou que gostaria de ter feito um evento grandioso para receber a nova diretoria, mas isso não foi possível por causa da pandemia da covid-19. Fez um agradecimento especial a todos os prefeitos e prefeitas e autoridades que apoiaram sua gestão, em especial ao Governo do Estado. “Agradeço o governador Ratinho Junior pela sua sensibilidade e pelo fato de sempre estar junto com a AMP. Procurei ser presidente não para os holofotes, mas para os colegas prefeitos”, comentou.

Scalco disse que foi uma grande honra representar todos os prefeitos na  AMP. Disse que havia 148 municípios filiados à associação no inicio de sua gestão, que agora passaram para 220. Destacou suas várias conquistas, como a ampliação das receitas dos municípios, como no caso do ITR (Imposto Territorial Rural), do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e a ajuda do Governo do Estado no parcelamento das dívidas da AMP, bem como na definição de uma nova sede, que está sendo providenciada.

“Apesar de tudo, a pandemia nos uniu muito. Nunca tivemos tanta participação na AMP quanto nas nossas reuniões on line. Tenho que agradecer aos municípios pelo apoio e participação”. E parabenizou e desejou sucesso à nova diretoria. “Agradeço o prefeito Edimar por sua grandeza. É disso que precisamos: de coletividade e de união. Desejo sucesso ao prefeito Juninho e toda a sorte do mundo à diretoria. Contem sempre comigo, no que for necessário”, finalizou.

APRENDIZADO E TRABALHO

O primeiro vice-presidente da AMP, e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar dos Santos, parabenizou Scalco e Micheletto pelo seu trabalho e destacou o fato de que, sem as lutas empreendidas pela AMP e pelas demais organizações municipalistas, conquistas como o pagamento de recursos relativos à Lei Kandir não teriam sido possíveis. “Agradeço ainda a todos os prefeitos e prefeitas que estiveram comigo quando fui candidato. A união que fizemos foi importante para manter a unidade do movimento. Tenha a certeza, Junior, de ter em mim um grande parceiro de lutas, em defesa do municipalismo”, avaliou.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior mandou mensagem à nova diretoria da AMP parabenizando Junior Weiller e os demais prefeitos da chapa pela eleição. Desejou ainda sucesso ao grupo, certo de que a equipe fará um grande trabalho.

O vice-governador do Estado, Darci Piana, participou da reunião virtualmente e cumprimentou o trabalho desenvolvido por Darlan Scalco.

“Aprendi muito com você. Parabéns pelo seu equilíbrio, dedicação, franqueza e pelo muito que você fez pelo Governo do Estado. Tenho a certeza de que a nova diretoria, com o prefeito Junior Weiller à frente, vai seguir os passos de diálogo e de parceria que você construiu”, comentou o vice-governdor, que afirmou ainda que o governo tem um grande pacote de investimentos para os municípios. “Serão bilhões em investimentos, que vão dar condições de ajudarmos todos os municípios”, garantiu.    

UNIÃO PELOS MUNICÍPIOS

O secretário estadual de Administração, Marcel Micheletto, ex-presidente da AMP, destacou o “espírito público” de Scalco, sua competência e a “construção da união” em defesa dos municípios. Elogiou o novo presidente, Junior  Weiller. “Tenho a certeza de que você conduzirá seu trabalho com maestria e parabenizo o Edimar pela sua grandeza e maturidade. Micheletto afirmou ainda estar certo de que a nova diretoria vai conduzir um mandato baseado na criatividade e na competência para enfrentar os problemas dos municípios. “A diretoria vai dar as respostas que os prefeitos precisam”, comentou.

O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Guto Silva, ressaltou o trabalho de Scalco e disse que o momento será de novos desafios para a diretoria. “Não há outra forma de atravessarmos estas turbulências a não ser de forma integrada e com união. O Executivo depende dos prefeitos. A AMP é um instrumento forte para dialogar. Conte com a estrutura do governo para ajudar no que for preciso”, comentou.

O secretário do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, agradeceu a Scalco pela parceria, parabenizou a nova diretoria da AMP e lembrou que o governador Ratinho Junior é municipalista. “A palavra de ordem do governador é parceria com os 399 municípios. A grandeza que tiveram o Junior e o Edimar de formar chapa única mostra a intenção de estar trabalhando juntos e com o governo. Vivemos a maior crise dos últimos 100 anos e precisamos nos ajudar. Só vamos sair desta crise unidos, preocupados com a geração de empregos. Estamos à disposição. Temos recursos para atender às parcerias com as prefeituras. Juntos, vamos fazer um grande trabalho”, disse.  

O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli, desejou sucesso à nova diretoria. “Com muita unidade, diálogo e parceria forte com governador Ratinho Junior, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Assembleia, vamos construir a melhor solução para os municípios do Paraná”, avaliou.  

O presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Glademir Aroldi, parabenizou Scalco pelo trabalho e saudou a nova diretoria. “A CNM vai estar à disposição da AMP. Tenho a certeza de que vocês vão continuar o trabalho de parceria em busca do fortalecimento da gestão local. Juntos, somos mais fortes e poderemos encontrar o caminho para nossas dificuldades. Com a união de todos, venceremos”.

A prefeita de Astorga, Suzie Pucillo, falou em nome de todas as mulheres e parabenizou a diretoria, que foi eleita e empossada sob o comando do presidente da Comissão Eleitoral da AMP e prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel. Ele parabenizou Scalco pela gestão e cumprimentou a nova diretoria.  

A Diretoria da AMP que tomou posse hoje tem 75 integrantes. Sua executiva é formada pelos prefeitos de Jesuítas, Junior Weiller (presidente); de Santa Cecília do Pavão, Edimar dos Santos (primeiro vice-presidente); de Santo Antônio do Sudoeste, Ricardo Ortina (segundo vice-presidente); de Farol, Oclecio Meneses (terceiro vice-presidente); de Lobato, Fabio Chicaroli (primeiro secretário); de Apucarana, Sebastião Martins Junior (segundo secretário); de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (primeiro tesoureiro); de Nova Tebas, Clodoaldo Fernandes dos Santos (segundo tesoureiro); e de Rebouças, Luiz Zak (Relações Institucionais e Políticas).

Crédito da foto: Maria Paula Victorio. 

PARANÁ: Ponta Grossa publica novo decreto contra a pandemia

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) anunciou, neste sábado (10), novas medidas de combate à covid-19. O Decreto Municipal nº 18.836 tem validade de...

Investimentos fortalecem pesquisa da Unioeste sobre cultivo da erva-mate

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sobre o cultivo da erva-mate recebeu recursos de emendas parlamentares para custeio de...

MORRE O DEPUTADO RECALCATTI

Faleceu nesta sexta-feira ((09) o deputado Delegado Rubens Recalcati, de infarto fulminante. Recalcatti, ou Delegado Recalcatti, de 70 anos, tomou O post MORRE O DEPUTADO...

Artigos Relacionados

PARANÁ: Ponta Grossa publica novo decreto contra a pandemia

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) anunciou, neste sábado (10), novas medidas de combate à covid-19. O Decreto Municipal nº 18.836 tem validade de...

Investimentos fortalecem pesquisa da Unioeste sobre cultivo da erva-mate

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sobre o cultivo da erva-mate recebeu recursos de emendas parlamentares para custeio de...

MORRE O DEPUTADO RECALCATTI

Faleceu nesta sexta-feira ((09) o deputado Delegado Rubens Recalcati, de infarto fulminante. Recalcatti, ou Delegado Recalcatti, de 70 anos, tomou O post MORRE O DEPUTADO...