Forte chuvas já atingiram o Rio Grande do Sul e deixou mais de 800 mil sem luz
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de grande perigo de tempestade para grande parte do Paraná e para o norte de Santa Catarina.
Segundo o Instituto, a previsão de tempestade é para esta quinta-feira (21). O volume total de chuva pode passar de 100 milímetros em 24h, com ventos acima de 100 km/h e queda de granizo. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
As instruções do Inmet para esse cenário inclui desligar os aparelhos elétricos e quadro geral de energia; em caso de enxurrada, ou similar, colocar os documentos e objetos de valor em sacos plásticos; e em caso de situação de grande perigo confirmada, procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.
Chuvas no Rio Grande do Sul:
Chuvas intensas e fortes ventos atingiram o Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta-feita (21) e deixaram pelo menos 815 mil pessoas sem energia em toda a área de concessão da CEEE Equatorial.
Na cidade de Soledade, no norte do estado, os ventos chegaram a 142 km/h, velocidade compatível com as rajadas de um furacão da categoria 1, segundo a escala de Saffir-Simpson. Em Jaguarão, o acumulado de chuva em 24h foi de 131,2 milímetro.
Previsão de tempestades no Sudeste nos próximos dias:
Essa frente fria que atinge o Sul do país deve seguir em direção ao Sudeste. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta vermelho de grande perigo chuvas intensas para o litoral norte de São Paulo, Vale do Paraíba paulista, Zona da Mata mineira, sul do Espírito Santo e para todo o estado do Rio de Janeiro. O aviso começa na sexta (22) e termina no domingo (24).
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuva previsto para o Rio de Janeiro neste final de semana pode superar os números do desastre de 2011, quando quase mil pessoas morreram devido às chuvas que atingiram região serrana do estado.