Muitos dos problemas sociais existem há séculos, já que são alimentados. Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que a filantropia estratégica é capaz de minimizar esses problemas para que, um dia, eles deixem de existir. Se você nunca ouviu falar de filantropia estratégica ou quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo esse artigo!
Sobre a filantropia no Brasil
Antes de mais nada, é importante saber que a filantropia é uma prática que demonstra amor e generosidade com o próximo através de ações que beneficiam todo um grupo de pessoas que estão em uma posição menos favorecida da sociedade. Os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que a filantropia deve ser praticada por todas as pessoas, a fim de minimizar os impactos da desigualdade social.
O que é a filantropia estratégica?
Longe de conseguir suprir a necessidade de toda a sociedade, nos últimos anos as instituições filantrópicas adotaram medidas para que suas ações não apenas remediem um problema, mas o solucionem. Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que a filantropia estratégica surge nesse sentido, de realizar investimentos de forma eficaz para atingir objetivos previamente determinados.
Os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini também acreditam que essa é a forma das instituições filantrópicas, ou seja, sem fins lucrativos, solucionarem problemas atuais já se planejando para extinguir essa questão no futuro. Para isso, é imprescindível o planejamento correto e bom gerenciamento financeiro das doações que são realizadas para as instituições.
Lutas sociais estratégicas para problemas complexos
Agora você já sabe o que é a filantropia estratégica, mas você entende o que são os problemas complexos que ela busca resolver? Os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini explicam que esses problemas complexos são aqueles já enraizados na sociedade, como problemas ambientais, raciais, de gênero e até mesmo relacionados à fome e as consequências da desigualdade social.
- Desigualdade social
Segundo Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, a desigualdade social é um dos problemas complexos que diversas instituições filantrópicas tentam amenizar e até mesmo solucionar através da filantropia estratégica. Isso, pois além de solucionar questões urgentes relacionadas a esse problema, é preciso uma grande mobilização para que a desigualdade social seja solucionada com o passar dos anos.
- Sustentabilidade
Especialmente em um país como o Brasil, onde existem muitos recursos naturais por todo o território nacional, é importante que a sustentabilidade seja uma pauta discutida de maneira estratégica pelas instituições que lutam em favor da preservação do meio ambiente. Através de soluções inteligentes, a filantropia estratégica busca solucionar as questões climáticas e luta por medidas de proteção para territórios de preservação.
- Fome e desnutrição
Outra questão que Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam ser pensadas pelas instituições filantrópicas de maneira estratégica são os problemas de fome e desnutrição. Essas questões, como fruto da desigualdade social, atinge grande parte da população do país e para solucionar a questão nos próximos anos é importante o trabalho filantrópico que busca planejar, produzir e distribuir os alimentos da melhor maneira.
Você também pode praticar a filantropia estratégica
Apesar de muitas pessoas pensarem que a filantropia estratégica está restrita às pessoas com grande porte financeiro ou às grandes empresas, Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que qualquer um pode praticar atos filantrópicos. Com um pouquinho a mais no bolso, são diversas as instituições brasileiras que você pode ajudar hoje mesmo.