A tecnologia transformou diferentes setores, inclusive, o da construção civil. O empresário, Jaderson de Lima – LYX Engenharia, entende que é importante investir em inovações neste segmento. Isso porque, através dessa ação é possível ampliar a produtividade e qualidade, além de garantir processos mais seguros e eficientes. Quer descobrir os principais exemplos de transformações tecnológicas aplicadas neste ramo? Então, continue a leitura deste artigo!
Atualmente, a tecnologia está presente em diferentes áreas da nossa vida, não é mesmo? Seja no trabalho, pagamento de contas, transações ou estudos, as inovações tecnológicas mudaram a forma das pessoas relacionarem e interagirem com o mundo. Nesse sentido, um dos segmentos que têm adotado essas mudanças, transformando suas atividades e processos, e garantindo diversos benefícios é o da construção civil.
Sobre a tecnologia nas construções
Desse modo, saiba que a tecnologia aplicada nas construções civis possui como principal objetivo ampliar a qualidade dos processos, garantindo uma maior agilidade e produtividade. Além de proporcionar procedimentos mais eficientes, essa mudança pode contribuir para a segurança dos colaboradores e dos projetos. O conselheiro de administração de empresas, Jaderson de Lima, comenta que é importante ter ferramentas que auxiliem neste aspecto.
Principais exemplos de tecnologias neste segmento
Existem diferentes tipos de tecnologias aplicadas nas construções civis, que a cada dia, têm sido mais elaboradas. Uma delas, por exemplo, são as máquinas automatizadas, as quais podem ser administradas a distância por profissionais especializados. Além de serem mais eficientes, essas máquinas são capazes de produzir materiais e peças em larga escala, reduzindo os riscos de acidentes.
Bioconcreto
Outro tipo interessante de inovação é o bioconcreto. Esse é um concreto criado para evitar rachaduras e infiltrações que podem ocorrer com o passar do tempo. Através de certos materiais em sua composição é possível que este elemento preencha os buracos presentes em sua estrutura. Por meio disso, as construções se tornam mais duradouras e seguras. Para Jaderson de Lima, investir em alternativas que tragam essa possibilidade é importante.
Drones
Presentes em diferentes segmentos, os drones também são considerados um tipo de tecnologia aplicada às construções civis. Eles são utilizados para avaliar as estruturas, controlando o seu desenvolvimento. Através dessa análise é possível assegurar que o projeto está de acordo com o esperado. Vale ressaltar, que esse instrumento também é empregado por empresas para mostrar o empreendimento para investidores e clientes.
Realidade aumentada
Por fim, um último exemplo que merece atenção é o da realidade aumentada. Esse é um software utilizado principalmente por arquitetos e engenheiros para avaliar os projetos através de desenhos e imagens gráficas. Além de poder utilizar esse recurso para expor a construção, essa ferramenta também permite que os envolvidos visualizem e visitem a obra de forma virtual e intuitiva. Conforme pontua Jaderson de Lima, isso pode proporcionar maior praticidade.
E então, já conhecia alguma dessas tecnologias?