Se seu carro é flex, provavelmente já te surgiu a dúvida sobre qual combustível compensa mais na hora de abastecer, né? Segundo o empresário Giovani Dadalt Crespani, sócio-proprietário da rede CPN Energy, para chegar à melhor escolha é necessário que o cliente faça um cálculo que envolve o preço de ambos. Porém, antes das contas, é importante que o consumidor conheça as principais características de cada um. Confira abaixo:
Os tipos de gasolina
Obtido através do petróleo, a gasolina é composta por uma mistura de hidrocarbonetos, o que a torna uma substância inflamável. O processo de refinamento desse combustível demanda várias etapas, passando por separação até destilação para chegar no que conhecemos como gasolina. Atualmente, pode ser encontrada em três tipos: comum, aditivada e premium:
Gasolina Comum
A gasolina comum é considerada a mais pura entre as três, devido ao fato de ser mais próxima à gasolina original encontrada nas refinarias. Entretanto, Giovani Dadalt Crespani reitera que, de acordo com a lei, não se pode comercializar o combustível em seu estado mais puro, tendo que fazer a adição de 27% de etanol.
Sendo assim, o que costumamos comprar nos postos como gasolina é, na verdade, o que se chama de Gasolina tipo C. Sua principal característica é não apresentar aditivos, o que com o tempo pode resultar em uma má performance do carro.
Gasolina Aditivada
Já a gasolina na forma aditivada é composta por químicos, ou detergentes e dispersantes que podem auxiliar na limpeza do motor. Uma das principais dúvidas do consumidor é se o combustível aditivado aumenta o desempenho do carro quando comparado com a gasolina tipo C. Mas, segundo a Petrobras, não há indícios científicos que provem a melhoria do automóvel quando abastecido com a gasolina aditivada. O Grupo CPN ressalta que a qualidade da gasolina aditivada é inteiramente da distribuidora que a comercializa, já que o aditivo é próprio.
Gasolina Premium
Feita para ser usada exclusivamente em carros de alta performance, a gasolina premium é um combustível geralmente usado em automóveis esportivos e importados. Caso o carro tenha a especificação de uso desse combustível, é importante seguir à risca, já que se receber gasolina comum ou aditivada o resultado é a piora no desenvolvimento do auto.
O Etanol
O etanol é um composto obtido do álcool, sendo popularmente conhecido como álcool etílico. Por ser derivado da cana de açúcar, é considerado como biocombustível, fonte de energia renovável e um aliado contra a poluição nas grandes cidades. Para Giovani Dadalt Crespani, a desvantagem do uso desse combustível é o menor desempenho comparado com a gasolina. Ou seja, ele gera uma menor quantidade de energia pelo mesmo volume de combustível.
Em dias frios o motorista que abastece com etanol também sofre desvantagens, isso acontece porque no frio, a quantidade de vapor no motor é baixa, dificultando a partida do automóvel.
Qual escolher?
O empresário Giovani Dadalt Crespani explica, por fim, que para fazer a conta é simples: basta o consumidor multiplicar o valor da gasolina por 0,7. Se o resultado da equação matemática for menor que o preço do etanol, a melhor escolha para o seu bolso é a gasolina.
Como mencionado anteriormente, além dos preços, é importante pensar também que o combustível escolhido interfere não só no desempenho do seu carro, mas também na vida útil do bem. Portanto, vale pensar não só nos valores gastos hoje, mas também nos futuros gastos.