A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) iniciou nesta segunda-feira (17) a consulta à comunidade escolar da rede estadual sobre dois programas que serão ampliados: o Programa Parceiro da Escola, que está em avaliação para adesão em 96 escolas, e a expansão do modelo cívico-militar para 50 unidades.
A votação ocorre das 8h às 22h nas próprias escolas e segue até terça-feira (18) no caso do Programa Parceiro da Escola. Para o modelo cívico-militar, o prazo poderá ser estendido até 19 de novembro, caso o quórum mínimo não seja atingido nas instituições aptas à adesão.
Podem votar pais e responsáveis, alunos maiores de 18 anos, professores e servidores. Para participar é necessário apresentar documento de identificação com foto.
Programa Parceiro da Escola
A consulta envolve 96 colégios localizados em 78 municípios. O programa permite que uma empresa especializada assuma a gestão administrativa e de serviços das escolas, enquanto a condução pedagógica permanece sob responsabilidade exclusiva da Seed-PR.
Atualmente, 82 escolas em 34 municípios já participam da fase piloto do programa. Três empresas atuam nesse modelo:
- Apogeu Gestão e Educação, responsável pela parceria em 16 colégios de Curitiba, Região Metropolitana, litoral e Guarapuava.
- Tom Educação, responsável por 32 unidades nas regiões Norte, Oeste, Campos Gerais, Região Metropolitana e Curitiba.
- Impulso Educação, responsável por 34 unidades nas regiões Oeste, Noroeste, Curitiba e Região Metropolitana.
Caso o quórum mínimo não seja atingido até o dia 18, a definição sobre a participação no Parceiro da Escola ficará a cargo da Seed-PR.
Além do resultado da consulta, serão considerados critérios objetivos como: escolas com frequência abaixo da média estadual; desempenho no Ideb, com prioridade para unidades com índice abaixo da média, queda de desempenho ou sem divulgação do indicador; e localização geográfica que facilite a logística da contratação da empresa parceira.
As escolas que aprovarem a adesão iniciarão as atividades sob o novo modelo no início de 2026.
Modelo cívico-militar
O modelo cívico-militar já está implantado em 312 escolas da rede estadual. Destas, 106 aderiram após consultas públicas realizadas entre novembro e dezembro de 2023 e outras 12 escolas que funcionavam no modelo federal PECIM foram incorporadas à rede estadual.
A Seed-PR considera o modelo um sucesso. Pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas registrou aprovação de 89,3% dos pais e responsáveis e 90,4% dos professores e pedagogos. Além disso, 85,9% afirmaram que indicariam o modelo a outros pais. Atualmente, mais de 11 mil estudantes aguardam vaga em unidades cívico-militares.
Na consulta em andamento, 50 escolas de 34 cidades participam — entre elas, 20 são de educação em tempo integral. Para que a adesão seja aprovada, a escola precisa alcançar quórum mínimo de 50% mais um voto. Caso isso não ocorra, a consulta será prorrogada até 19 de novembro.
O processo de consulta pública marca um avanço em dois eixos de inovação na gestão da educação paranaense: a terceirização da gestão administrativa e de serviços por meio do Programa Parceiro da Escola e a ampliação do modelo cívico-militar com participação de militares da reserva no apoio à rotina escolar. A decisão final depende do engajamento dos pais, alunos e servidores em cada unidade.
Autor: Nikolay Sokolov